quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Rei Leão


Só recentemente assisti ao musical, mas sem muita expectativa achando que era espetáculo para criança. E o Teatro Renault estava cheio delas comendo, bebendo e comprando objetos com a carranca do felino. Tive o cuidado de não ler nada a respeito e nem procurar na internet porque queria ser surpreendido.

E o musical é um espetáculo com a marca Disney e, portanto, com deslumbramento garantido. Conseguiram colocar no espaço limitado do palco algumas das cores da África, o nascer e o pôr do sol e o movimento dos animais, da cheetah ao elefante, passando pelas graciosas e desengonçadas girafas.

Mas a comparação com musicais e filmes já assistidos é inevitavel. Logo na primeira cena a cantora transportou-me para o filme The power of one ou A força de um jovem, de 1992, com a inconfundível trilha sonora de Hans Zimmer e o coral The Masibemunye Bulawayo.

Na película, além do coral, lembro bem, foi a primeira vez que notei a forte presença de Morgan Freeman que, dali em diante, iria emocionar-me muitas vezes com outros personagens igualmente inesquecíveis ao conduzir Miss Daisy ou fazer anotações na lista de Antes de Partir.

O cruel regime do apartheid é retratado a partir do ponto de vista de um menino inglês, órfão, que luta, literalmente, para derruba-lo. O jovem Peekay é treinado no boxe por Geel Pit, Freeman, que explora o mito do Rainmaker, o Fazedor de Chuva, para unir tribos em permanente conflito e junta-las para combaterem o inimigo comum. A Segunda Guerra e o nazismo aparecem como pano de fundo para o jovem ator Daniel Craig que interpreta o odioso sargento Botha.

Sabemos que depois de muita luta desigual o regime infame acabou. E o filme pode ser mais uma referência para quem quer saber como era a vida na África do Sul, na época, numa versão romanceada, mas plenamente válida.
 
 
Observei o jovem leão do musical, altivo com sua juba dourada, e lembrei com carinho e respeito de um outro leão, um sobrevivente, um velho líder com juba prateada e rugido que o mundo inteiro ouviu. Perdoe-me Simba, mas o verdadeiro Rei Leão da Mãe África, para mim, é Nelson Mandela.

_Vida longa Madiba!   
 


 



 

 

       

           
 
                                                                                                   

 
Imagens: Madiba - Wikipédia; Cartaz do musical; Aniversário 24/07/07 em Jo'burg - Agence France-Presse AFP, via "Imagens Históricas"
 
Links que merecem ser vistos com   TELA CHEIA   e   SOM ALTO ! ! !
                                                    
YouTube  -  propaganda do musical em São Paulo, SP 2013:

 
YouTube  -  trailer do filme The power of one / A força de um jovem:


YouTube  -  trilha sonora do filme:


 Dedicado à Embaixatriz Mendes Gonçalves que ensinou-me a amar a África e que
"Através da Harmonia alcançamos a Beleza e através dela alcançamos Deus"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário