sexta-feira, 18 de julho de 2014

João Ubaldo Ribeiro: Naquela mesa tá faltando ele...


O filme “Antes de partir”, de Rob Reiner com Jack Nicholson e Morgan Freeman, de 2007, me impressionou muito e, na época, fiz uma lista das coisas que queria fazer antes de morrer. Uma delas era conhecer João Ubaldo Ribeiro pessoalmente. Por que? Porque gosto dele, dos seus livros e do seu estilo.


Conversando com Othon Orico, soube que eles frequentavam o mesmo bar, o Tio Sam, do Leblon, nos finais de semana.  Pedi ao Othon para me apresentar a ele. Meu amigo, um mestre na arte de mimar os amigos, disse que sim, claro, mas que me apresentaria a um outro amigo dele e que este outro sim, me apresentaria ao João Ubaldo.


Foi assim que conheci Zoroastro Sant’Anna, o Zoró. Eu queria conhecer uma pessoa genial e acabei conhecendo duas: João e Zoró.


No dia marcado para conhecer o João, só consegui lugar na mesa ao lado. Soube depois que os lugares na mesa “dele” eram disputadíssimos e quase sempre pelo mesmo grupo. Não conversei com ele frente a frente nem lado a lado, mas sim meio na diagonal e foi o suficiente para entender o porquê da disputa pelos lugares: foi um excelente bate-papo! Ele foi simpático, bem-humorado, criativo e modesto. Nem parecia que eu conversava com um escritor consagrado, no país e no exterior, um imortal da Academia Brasileira de Letras.


Falava devagar e modulava o vozeirão para falar baixo. De vez em quando usava um palavreado rebuscado, mas só de gozação. Ele riu e fez rir.


Numa certa hora ele terminou o chope, levantou, despediu-se de todos e foi andando para casa, tranquilo, de camiseta, short e chinelão. Da mesa, acompanhei-o com o olhar até dobrar uma esquina e desaparecer.


Depois desse encontro troquei e-mails com o grupo e com o próprio João Ubaldo, mas nunca mais o vi.


Hoje, sabendo que ele partiu fiquei muito triste e com uma certeza: Amanhã é sábado e vai faltar ele naquela mesa do Tio Sam. É bem capaz dele caminhar nas areias de Itaparica. O Homem foi embora, mas deixou sua obra... e a Saudade!


Link:

No YouTube uma música que não sai da minha cabeça: "Naquela mesa", de Sergio Bittencourt, dedicada ao Jacob do Bandolim, mas que pela universalidade do tema bem que poderia ter sido dedicada ao João Ubaldo Ribeiro.
http://youtu.be/ARKka37mDwU




Foto: Para a diretoria não é necessária apresentação.

Imagem de João e Zoró, no Tio Sam, obtida no perfil de Alexandre Milagres, no Facebook

Texto dedicado ao Othon Cezar Orico, o Amigo que me apresentou ao João Ubaldo e ao Zoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário