segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Carioca da gema, Paulista do coração... há trinta anos!!!


Claudio reuniu nossos Amigos no Rio e fez uma festa de bota-fora para mim. Mudei para São Paulo logo depois, num sábado. Cheguei à tardinha e na segunda-feira comecei no meu novo trabalho. Vou ficar um ano para ver se vai dar certo, pensei.

Trabalhei com dois mineiros, o Edson e o Siqueira. O Edson repetia a frase em São Paulo a gente leva o ouro, mas deixa o couro...

Era o início da informatização das empresas e as rotinas nos escritórios estavam mudando. Quando recebi um microcomputador para trabalhar me senti importante. Depois chegaram os telefones celulares e a nossa vida nunca mais foi a mesma. Mudou para 24/7.

Por causa das diferenças de fuso horário, chegava mais cedo no escritório para falar com clientes e fornecedores europeus e saía mais tarde para poder falar com os americanos no mesmo dia.

Em compensação, depois de um ano e meio de trabalho, saí em férias. Consegui realizar o sonho de conhecer a Europa.

Quando voltei da viagem, o Siqueira apresentou-me a uma nova colega que ficava do outro lado da divisória. Casei com ela dois anos depois.

E continuamos trabalhando, viajando e realizando sonhos.

Havia horário para chegar no escritório, mas não para sair. Levava trabalho para casa nos finais de semana. Com o tempo, meu cabelo que era farto começou a rarear, ficou grisalho. Meu peso aumentou e a pressão arterial também. Aprendi a conviver com o stress.

E exatamente hoje, completo 30 anos na cidade. E continuo por aqui. Consegui bons Amigos, fiz muitas viagens e realizei sonhos.

Lembro de uma outra tarde, pouco tempo depois da mudança para São Paulo: Estava parado no trânsito e enxerguei uma lua enorme, rosada, sobre o Jockey Clube. O céu estava cor-de-rosa. Percebi que já estava completamente apaixonado por essa cidade extraordinária que tem um coração enorme: um coração do tamanho do Brasil!




Festa bota-fora, Turma do Arpoador 1986



Dedicado a três ex-colegas de trabalho - Siqueira, Julinho e Evandro - que tornaram-se Amigos depois de anos e anos nas mesas ao lado, compartilhando a rotina e os grandes e pequenos momentos da minha vida corporativa nesta cidade.



(Baseado no texto Uma declaração de amor... a São Paulo!, de minha autoria, vencedor do concurso cultural “Conte sua história de São Paulo”, da Revista ÉPOCA São Paulo e Museu da Pessoa, em 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário