terça-feira, 19 de junho de 2012

Hugo Santana


As férias eram do meu primo, mas peguei uma carona. Ele morava e trabalhava em São Paulo e foi passar as férias no Rio de Janeiro, onde eu morava. Em Sampa ele era o cantor e apresentador Hugo Santana, do programa Show do Meio-dia, na televisão. No Rio ele era o Zé Hugo, meu primo. Alto, boa-pinta, comunicativo, bom papo e me tratava como se eu já fosse adulto. O que mais eu podia querer da vida?



Um dia ele foi cantar ao vivo no programa Rio Hit Parade, apresentado por Murilo Nery, na TV RIO, canal 13 e me levou junto. Outro dia fomos a uma festa de aniversário e ele levou o colega Sílvio César, cantor de muito sucesso na época. A festa parou.



O carro dele era um Fusca cor de cereja e em todo lugar encontrava gente conhecida. Estava sempre enturmado. Na praia do Arpoador ele me apresentou ao bailarino americano Lennie Dale que faria muito sucesso com o musical Dzi Croquettes.



Na praia ele usava o creme bronzeador Pour le soleil, importado, e oferecia às pessoas. Primeiro achei que era uma técnica para abordar as meninas bonitas porque sempre funcionava, mas depois percebi que ele compartilhava tudo o que tinha. Era um conquistador, sim, mas era também de uma generosidade incomum, capaz de, literalmente, tirar a roupa do corpo e entrega-la a quem precisasse.



Uma vez ele cismou que nossas pranchas recém-adquiridas, não eram as mais adequadas para pegarmos jacaré. Deu uma saída rápida da praia e voltou com outras pranchas. Imediatamente deu as nossas pranchas quase novas para crianças humildes que brincavam na beira da praia. As crianças não entenderam nada, mas adoraram o presente.



Nossa performance melhorou com as novas pranchas, mas o que eu ainda não havia percebido é que o jacaré já estava perdendo espaço para o surf. Depois ele mudou para o Rio, para a rua Montenegro, hoje Vinícius de Moraes, em Ipanema, mas nunca mais nos encontramos novamente.



Hoje, lembrando daquele verão há quase meio século, me vejo um pouco como o personagem Hermie, do livro e filme O Verão de ’42. Aquele momento foi um divisor de águas e posso resumir aquelas férias de 1967 mais ou menos assim:



Naquele verão eu dirigi o automóvel Opel Rekord do meu pai, sem carteira de habilitação; aprendi a pegar jacaré; passei uma tarde inteira e uma noite na TV Rio, onde conhecí Wilson Simonal, Vanderléia e Jerry Adriani; fui ao cinema com namorada pela primeira vez; ganhei no aniversário discos LP do meu primo e da banda de rock The Hullaballoos - que guardo até hoje com muito carinho e sem nenhum arranhão. A partir do aniversário de dezessete anos parei de me sentir um menino e comecei a me sentir um rapaz.



Aquelas eram as férias dele, mas foi ele quem fez o meu verão ficar longo e inesquecível. Recentemente conversei pelo telefone com uma prima* nossa que mora na Paraiba e perguntei por ele. Ela contou que ele faleceu há muito tempo. Dirigiu o próprio carro até João Pessoa, mas já estava com a doença ruim. Ficou internado no hospital por quatro meses. Um dia ele pediu à nossa prima uma refeição com carne-seca desfiada, temperada com azeite Gallo, batida no liquidificador e coada. Foi atendido. Recebeu a refeição através da sonda.



Aquela refeição, completamente fora do padrão da dieta hospitalar, foi uma volta às origens e uma despedida. Ele morreu como viveu: com Arte.




Ouça Hugo Santana no YouTube:


1) Canção "Quando o verde reflorir"

http://www.youtube.com/watch?v=rkXegKTpN0U&feature=player_detailpage


2) Canção "Pequena paisagem de amor"


http://www.youtube.com/watch?v=HPIiOFx9ZQc&feature=player_detailpage


3) Canção "A deusa vencida" - tema de abertura da telenovela de 1965 da TV Excelcior

http://www.youtube.com/watch?v=WmGWFVlixDY&feature=player_detailpage



Leia bio e discografia de Hugo Santana no Dicionário Cravo Albin da M.P.B.:





















(*) Dedicado à nossa prima Carmesita que cuidou de José Hugo Santana antes dele partir...




12 comentários:

  1. Olá Sergio,

    Graças a seu blog, minha mãe, que tem 72 anos, pôde saber um pouco mais do querido Hugo Santana, que lá em São Paulo era amigo dela e também foi namorado de uma de suas amigas, ali no início da década de 60. Ela não lembra bem, acha que foi entre 1961 e 1963, pois já em 1964 ela veio morar no Rio e perdeu contato. Ficou tão emocionada que até eu (que tenho 37 e nunca tinha ouvido falar dele) estou em lágrimas...
    muito obrigada pelo texto tão bonito, que reflete bem a lembrança que minha mãe tem do teu primo: um cara de bom coração, divertido, uma ótima companhia. Ele com certeza teria adorado o seu post também.
    Abraço carinhoso! =)

    ResponderExcluir
  2. Reina Luna,
    Muito obrigado pela leitura e apoio ao blog.
    Por favor, qual o primeiro nome da sua mãe e das amigas? Zé Hugo, como o tratávamos em família, conversava muito comigo e talvez eu lembre de mais detalhes daquela época. Guardei fotografias e discos dele.
    Um forte abraço,
    Sergio Santos

    ResponderExcluir
  3. Prezados amigos obrigado por compartilhar historia de Hugo Santana eu tambem fui fã e hoje tenh uma pagina no facebook onde lá alem de tantos outros cantores alagoanos esta uma discografia com os discos de 78rpm de cera os 1ºs gravados por Hugo antes dos LPS. será prazeiroso que conheçam https://www.facebook.com/pages/MEMORIA-MUSICAL-ALAGOANA/432482953502981?ref=stream

    ResponderExcluir
  4. Claudevan,
    Muito obrigado pela leitura e apoio ao blog. Já visitei sua página e encontrei muita gente interessante. Parabéns pela iniciativa e o esforço em preservar a memória musical brasileira.
    Um forte abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sérgio!
    Tem como você me passar seu e-mail para conversarmos melhor?
    Tenho algumas perguntas para fazer sobre o Hugo Santana e também algumas histórias para contar.
    Grata,

    Thayane Maia

    ResponderExcluir
  7. Conheci o Hugo Santana na TV Exelsior canal 9 de SP, ele apresentava o Show do meio dia, que surpreendentemente, lotava o auditório do Teatro de Cultura Artística, onde situava a TV, eu era um boa pinta, e paquerador, rsrsrsrs jovem, meus 23 anos, me gabava de ser alto, 1,82, mas quando ficava perto do Hugo, rsrsrsrs tinha de olhar para cima, diante de seus 1,90 de altura. Resumindo, ele era muito boa gente!!! E grande cantor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio e comentário. O Zé Hugo ainda é o texto mais visitado do blog. Se tiver alguma história para contar, por favor, não faça cerimônia! Um abraço.

      Excluir
  8. Meu amigo(considero-me como se o fosse),hoje 1hora 55 de sábado 03/10/2015, fiquei conhecendo um pouco mais da historia e carreira desse grande interprete da musica Brasileira, que foi seu primo Zé Hugo, pra nós aqui em Sampa Mr. Canção- Hugo Santana. Obrigado Sr. Sergio Santos !
    Hoje eu sou cantor e Comunicador, Edson Maravilha e devo isto ao seu primo,pois um dia aos 9 anos de idade, me apresentei no Pgm Show do meio Dia, na época TV Excelcior canal 9, apresentado por ele, e ao terminar de cantar a musica gravada por Cauby Peixoto- Ninguém é de ninguém, e ser aplaudido de pé pela plateia, ele Hugo me disse: Parabéns menino, vá em frente que você tem futuro ! Não levei muito à serio, pois estudava, meu pai tinha comercio de tecidos e tal e acabei quase que abandonando tudo, só retomamdo agora já beirando os 50. Mas pra mim um Artista exemplar e as vezes ainda me inspiro Nele. Só fiquei triste p/ saber que ele é falecido, e eu lhe pediria um favor Sergio ! Se tiveres tempinho, passa pra mim, a idade dele quando partiu, e em que ano foi ! agradeço antecipadamente a atenção e o e,mail pra contato é: edson-maravilha@bol.com.br ou: sommaravilha@bol.com.br. site=www.cantoredsonmaravilha.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, vou perguntar à nossa prima - já velhinha, a que preparou a carne seca - e responder para você, tá? Continue transformando seus Sonhos em Realidade! Um forte abraço.

      Excluir
  9. Quando e onde morreu Hugo Santana ? Lembro dele da tv qdo era criança, além de cantor era humorista !

    ResponderExcluir