terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Machu Picchu 2013


Tentei viajar para Machu Picchu duas vezes e não consegui. Na primeira vez minhas férias coincidiram com a epidemia de cólera e depois com graves problemas políticos no Peru.

Agora, finalmente, surgiu a oportunidade de conhecer a cidade misteriosa através dos olhos, da sensibilidade e das câmeras da Lúcia e do Claudio, o simpático Casal Souto.

Acompanhei a narração da viagem desde o início, no Facebook. Achei minha amiga, responsável pelo diário de bordo, diferente das viagens anteriores. Pareceu-me mais inspirada, mais poética, mais observadora.

Acredito que o lugar de destino exerça forte influência sobre o ânimo dos viajantes antes, durante e depois da viagem.

Também ouvi, de um guia turístico especializado em viagens místicas, que certos lugares escolhem quem vai visita-los e não o contrário. Acreditei nisso.

Os nossos amigos aventureiros que escreveram ou postaram fotos, deixaram transparecer o encantamento que aumentava na medida em que o grupo aproximava-se da cidade de Cuzco e depois na sensação de sonho realizado na chegada ao destino.

É claro que no caminho o grupo cruzou com gente mesquinha que, descaradamente, criou dificuldade e vendeu facilidade, mas que felizmente só se vê uma única vez na vida porque estão condenados ao esquecimento.

Enquanto que os viajantes estão enriquecidos com o Conhecimento, aprenderam coisas que só quem viaja sabe e guardam na memória a emoção de ter pisado, respeitosamente, em solo sagrado.

Não posso deixar de louvar as meninas do grupo, que chamei de Superpoderosas, porque depois de dias inteiros rodando muitos quilômetros sob sol, chuva, vento e frio enfrentaram noites no desconforto de hotéis precários e banheiros, digamos, no mínimo, deprimentes. Como num time, vocês esbanjaram força, garra, coragem e determinação!

E vocês - o grupo completo - provaram que fazer viagem longa de motocicleta com garupa, na América do Sul, é seguro. São os meus heróis!

É por isso que vou esperar o Casal Souto descansar um pouco mais dessa longa aventura e só depois vou começar a fazer perguntas e a procurar as imagens no canal luciamas100, no YouTube.

Para terminar, uma perguntinha indiscreta: Já podem revelar qual vai ser a próxima viagem ou ainda é muito cedo?
 
 
 
 
Claudio, Lucia e, abaixo, Roberto Monteiro.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário