quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Rolls-Royce 1953

Recordações da vida corporativa ou apenas falando de logística didaticamente para principiantes? Bem, aconteceu que o que seria um processo normal de exportação temporáriafaróis de automóvel para cromagem no exterior, precisou antecipar um mês o prazo de entrega. Tudo por causa da nossa agenda e não por um pedido do nosso cliente. Pedir antecipação aqui no Brasil é bem mais simples, mas pedir ao fornecedor europeu que controla sua produção semanalmente e com rigor é um problema. Mas acabamos conseguindo.

O material chegou na Alfândega e precisávamos apressar o despacho de reimportação, mas como justificar a urgência em desembaraçar peças de um automóvel antigo e que é pouco utilizado?

Nada substitui o contato pessoal. Fui ao órgão responsável pela ação necessária. Sempre conto a história real, informo o porquê da necessidade, da urgência, e, na grande maioria das vezes, os funcionários não ficam indiferentes ao nosso problema e avançavam o quanto podem para ajudar a encontrar uma solução.


Aprendi que se falo com Deus - nas minhas preces - posso falar com um semelhante. É possível falar com qualquer pessoa. O bom acolhimento necessita de uma boa abordagem: No mínimo é preciso estar vestido adequadamente, ter compostura, expor o problema com clareza e nunca – nunca! – abusar da boa-vontade das pessoas.


Tentar acelerar os trâmites de um processo é como um remédio forte que só deve ser usado quando realmente necessário!


Conseguimos apressar a rotina e com o material desembaraçado, nem esperei pela transportadora. Coloquei a caixa de madeira no porta-malas do meu próprio carro e parti para a oficina onde o automóvel, já restaurado, esperava pelos acessórios.


Deu tudo certo e o prazo foi cumprido.


Pouco tempo depois ví, na TV, o carro numa solenidade oficial com os faróis acesos e pensei:
_Valeu a pena!
   







Exportação temporária, prevista no Regulamento Aduaneiro, Dec.4.543/02, cap.IX, art.385 e seguintes.

Imagem: Karim

Texto publicado originalmente no blog SSS.logística


Um comentário:

  1. Me lembro bem da correria. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de dividir essa experiência. Um forte abraço.

    ResponderExcluir