domingo, 3 de março de 2013

Curso de Teatro


Por que não pensei nisso antes? Onde mais eu viveria a vida de outras pessoas, reais ou não?

Acredito que nenhum outro curso proporcionaria momentos com tanta diversão e fantasia quanto o de teatro.

Lá reencontrei a diretora Vivian e a autora Nadine e fiz novos amigos. A grande maioria das aulas foi ministrada no palco do excelente teatro do C.C.J., o Centro da Cultura Judaica, no bairro Sumaré em São Paulo – SP.

Nos exercícios durante o curso, interpretei, por exemplo, o Capitão John Smith, enquanto que o meu colega Vitor  viveu o violinista Jock Hume, o que continuou tocando seu instrumento e tentando, heroicamente, entreter os passageiros enquanto o nosso navio, o “Titanic”, naufragava...

Representei também o Cavaleiro Solitário ou Zorro, o amigo do Tonto e não o inimigo do Sargento Garcia, com minha colega Débora na garupa do cavalo, interpretando uma doente terminal cujo último desejo era fumar unzinho antes de galopar definitivamente para a Terra de Marlboro. O desejo foi prontamente realizado e com o brado “Hi ho Silver!” no final da cena.

 
Na nossa turma haviam duas Déboras e a Debis, numa outra aula sobre improviso, arrumou a mesa e serviu vinho para um  jantar romântico à luz de velas. O tempo passou e o jantar esfriou. Lá pelas tantas eu, o novo namorado, cheguei para o jantar cantando e com um disco do Wando debaixo do braço, depois de tomar todas.

Ela abriu a porta, mas com a corrente de segurança, e mandou-me ir embora. E não abriu mais a porta. Mesmo estando ansiosa para mostrar o novo corte de cabelo e a tintura vermelho-paixão, permaneceu absolutamente insensível ao meu apelo:


_ Abra a porta mi diablo rojo!..


E, na apresentação da peça montada durante o curso, contracenei com colegas adoráveis e interpretei os personagens Reb Tevye, de um Violinista no telhado, e Jota Moura, o antes popular e hoje esquecido Beijoqueiro, famoso por beijar Frank Sinatra no meio do seu show no Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, em 1980.

O curso terminou no final do ano passado e foi bom. Gostei dos colegas, mas nesse momento preciso dar prioridade ao autor e não ao ator. Já estou com saudades da turma e peço que mantenham contato comigo. Estarei aqui no BLOG contando minhas histórias verdadeiras, mas com uma ou outra pitadinha de licença poética.

Agora que vai começar uma nova turma e não sou mais calouro, tenho uma recomendação para os novos alunos:

_ Decorem bem o texto e o mais rápido possível, mas fiquem tranquilos no dia da estréia porque o público ajuda, estimula, participa, empurra o espetáculo para que tudo dê certo. E sempre dá!

­­­_  Mazel tov!!! 

­




Capitão Edward John Smith 1850 – 1912
 
 

 
The Lonely Ranger (ator Clayton Moore) & Silver

 
 
 Cena da peça “Retalhos”, dirigida por Vivian Vineyard e autoria de Nadine Trzmielina. Atuo com a atriz Melissa Barbosa, no papel de “Hodel”, filha do meu personagem “Tevye”, na obra “Um violinista no telhado”, musical adaptado de conto do autor Sholem Aleichem.






 Elenco da peça "Retalhos" no CCJ Turma 2012


 



Fotografias antigas obtidas na Internet e sem indicação visível do autor




2 comentários:

  1. Ai, não me mate de nostalgia... nem sou a Débora do baseado, mas jamais esquecerei aquele momento...
    Este ano, o doutorado não vai me permitir liberar o lado atriz. Mas em breve voltarei!!!
    Beijo enorme e saudades!!!!
    Debi

    ResponderExcluir
  2. Na próxima, avise aos amigos... Terei imenso prazer em v~e-lo atuando...

    ResponderExcluir