segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Motociclistas do Arpoador em 1986

Em 1980, no Rio de Janeiro, ou você dirigia uma moto grande, importada, com 500, 750 cilindradas ou uma pequena, nacional, com 125cc. Enquanto aguardava com ansiedade a chegada da Honda CB400 brasileira, eu dirigia a minha CG125 amarela.
 
Os donos das motos “pequenas” eram olhados com desprezo pelos donos das "grandes". Os terrítórios eram muito bem definidos. O Postinho, posto de gasolina no Jardim de Alah, era frequentado pelas motos grandes. Por isso fomos, Marcelo, Ricardo, David, Claudio, eu e outros, com nossas 125cc, para a Lagoa, no recém-inaugurado rink de patinação.
 
Todas as noites o local ficava repleto de patinadoras bonitas. Os donos das motos grandes só apareciam lá - no “nosso” território - para buscar as meninas. Se eles tinham as melhores motos, nós tínhamos as meninas em maior número.
 
Com o tempo as afinidades surgiram e os grupos se misturaram. O Arpoador era território neutro e, pela localização privilegiada, um destino natural. E mudamos todos para lá. As turmas do Postinho e dos Patins da Lagoa se transformaram em uma só, no Arpoador.
 
Lá reencontrei o José Mahar - meu colega de faculdade – com sua moto grande e muitas histórias para contar. Percebi que ele era uma das figuras mais conhecidas do motociclismo carioca. Ele me apresentou aos amigos e me senti completamente em casa, com a sensação de calouro “aceito" pelos veteranos.
 
E virou mania. Por volta das 5 horas da tarde, onde quer que estivéssemos, começava uma ansiedade, uma vontade de ir para lá. O lema era “venha de onde estiver, venha como quiser, mas venha”. Freqüentado por diversos grupos, todas as horas do dia tinha gente conhecida no Arpoador. Era 24/7. Íamos dar só uma passadinha, mas ficávamos horas conversando. Passávamos lá depois da praia, antes do jantar, depois do cinema, na volta do feriadão.
 
E começou o verão mais longo e mais espetacular da minha vida! Durou de 1980 a 1986 quando me mudei do Rio, mas até hoje, 25 anos depois, desfruto a alegria daquele verão com os amigos que ainda me acompanham e com as recordações que nunca vão me abandonar...

(Texto publicado originalmente no Orkut, em 2004) 


 
A "risonha" Turma dos Patins


 
A "sisuda" Turma do Postinho
 
 

 
Turma do Arpoador = Turmas dos Patins + Postinho


 2010: Adesivo da Turma, criação de Lucia Souto  
             Uma imagem vale mil palavras...  

 
 Veja mais fotografias da Turma do Arpoador em:
              





 

Um comentário: